A talha é um equipamento que poucas pessoas conhecem, já que ela tem um uso bastante específico. Levantar um objeto sem empregar extrema força braçal ou precisar de diversas pessoas, esse é o trabalho executado pela talha.
A sua função é facilitar o içamento de cargas de todos os tamanhos. Para as cargas menores, a talha manual movida pelos braços é suficiente, as maiores precisam de uma talha elétrica ou pneumática.
O carretel tem ganchos nas duas extremidades e um no centro para fixar em uma estrutura que suporte peso. Depois de içar de um lado, a corrente pode ser colocada em um veículo, guincho ou ser puxada manualmente quando não existe um motor. A manual tem a corrente um pouco distinta, ela é desenvolvida para usar a força do braço, é mais delicada e fácil de manipular.
A talha de corrente é muito resistente e fabricada com aço robusto, assim suporta cargas pesadas sem nenhum esforço, mas é preciso seguir as indicações do fabricante para não ultrapassar o peso suportado. Cada atividade precisa de um nível de força, os modelos variam entre 0,25 toneladas até 60 toneladas.
Em sítios, por exemplo, a talha de corrente de 0,5 tonelada é suficiente, enquanto as acima de 5 toneladas são comumente utilizadas em carregamentos na construção civil ou veicular.
Outra variação do equipamento está no comprimento, ela é encontrada a partir de 1,5 metro.
Um equipamento que tem a mesma função da talha é o guincho elétrico, ambos içam com um auxílio de um motor em suas versões automatizadas. Outras soluções em içamento e carregamento são a catraca e a cinta de elevação. A cinta de elevação de carga faz a conexão entre carga e transporte.
Talhas, máquinas de solda, furadeiras, disco de corte e outros equipamentos estão na Ferramac, uma referência em ferramentas.